Livros de desenho

A técnica do desenho – JAYME CORTEZ

A técnica do desenho – JAYME CORTEZ

mais informações

A técnica do desenho – JAYME CORTEZ

mais informações

As combinações acima não possuem estoque.

por: R$ 34,90

Quantidade

+

-

COMPRAR

Ver outras formas de pagamento e parcelamento

Frete e prazo

Frete e prazo

calcular

Não sei meu cep

PRODUTOS RELACIONADOS

Descrição do Produto

O decano dos maiores mestres do desenho nacional, Jayme Cortez, é português de nascimento e brasileiríssimo de coração. Jayme Cortez foi também o primeiro desenhista no Brasil a editar publicações didáticas para aprendizes de arte, e muitos dos melhores desenhistas brasileiros profissionais de hoje, senão todos, beberam bastante dessa fonte. Coube à editora paulistana Criativo a primazia de fazer retornar às prateleiras das livrarias os preciosos ensinamentos de Cortez, para benefício das novíssimas gerações de artistas.

 

“O que Jayme Cortez mais ensinou a mim e a todos, foi a experimentar diferentes técnicas e ousar. Os desenhos dele até hoje são estimulantes — quando a gente vê os trabalhos dele, dá vontade de ir imediatamente para a prancheta trabalhar; os desenhos do Cortez nos convidam a dar o primeiro traço.” Franco de Rosa

 

Chegando ao Brasil em 1947, com apenas 21 anos, Jayme Cortez abriu portas para si e para um sem-número de profissionais que se dedicaram à arte da ilustração e dos quadrinhos. Artista múltiplo, excepcionalmente versátil, atuou em várias frentes, produzindo além dos seus excepcionais quadrinhos, muitas peças publicitárias, capas de livros e revistas; ilustrou livros didáticos e literários, e muitos cartazes de cinema — a arte de Cortez fez a diferença numa época em que o País crescia e se modernizava, e a indústria gráfica nacional dava saltos na qualidade e expandia, graças aos aprimoramentos tecnológicos.

 

Como homem de imprensa, Cortez ajudou a consolidar várias editoras e seu maior legado artístico foi descobrir e incentivar artistas que formaram os alicerces das artes gráficas no Brasil, sempre apostando no talento nacional.

 

Nenhum artista do lápis, pincel e pena foi tão fértil quanto Jayme Cortez, nem tão excepcional. O sumário das qualidades inequívocas do Cortez artista está na sua obra didática — é nela que ele se revela um mestre ainda maior e mais generoso do que o foi na sua vida produtiva. O futuro desenhista, em A Técnica do Desenho, passa a conhecer a técnica de Cortez para desenhar cabeças e anatomia masculinas e femininas, desde os esboços; a forma para desenvolver narrativa e estudar o movimento, as proporções e o enquadramento; há ainda o desenho de vestimentas, de objetos, natureza, animais, além do desenho infantil clássico.

 

O álbum também traz textos dos renomados autores José Márcio Nicolosi, Franco de Rosa e Worney A. de Souza sobre o artista e sua obra, que esclarecem por que Jayme Cortez, depois de quase 25 anos passados desde seu falecimento, continua um dos ícones mais representativos e respeitados da arte desenhada nacional.

 

* * *

 

A TÉCNICA DO DESENHO

Editora: Criativo

Autor: Jayme Cortez

ISBN: 978-85-64249-196

Formato: 17 x 24 cm, lombada quadrada

96 páginas